sexta-feira, 27 de maio de 2016

FARINHA DE MANDIOCA (Cassava Flour)


A mandioca é uma raiz extraída de uma planta chamada maniva, dês de suas folhas até a sua raiz pode ser utilizada.
A farinha de mandioca é um dos alimentos mais consumida pelos povos da Amazônia, sendo um alimento valorizado com um aspecto histórico e cultural muito importante. Como a região amazônica é imensa e cheia de cultura, a farinha de mandioca é preparada de várias maneiras diferentes, isso varia de acordo com a região.

Como é feita a farinha de mandioca por mais que algumas regiões utilizem alguns métodos diferentes, a preparação da farinha segue um certo padrão. Após retirada da terra e a separação da raiz de mandioca de sua planta, a maniva, ela é levada a um local chamado casa de farinha onde la, será feito o processo de preparação da farinha.

O primeiro passo é tirar a casca da mandioca com uma faca, muita das vezes se utiliza se um raspador feito de lata de sardinha ou conserva entre outros, isso vai de acordo com a criatividade, depois que se retira toda a casca da mandioca ela é lavada, em algumas regiões e de acordo com a quantidade de farinha à ser preparada, retira se apenas dois quintos da mandioca que após descascada é lavada e deixada de molho por três dias, depois dos três dias é arrancado o resto da mandioca, e é raspada, lavada e misturada com a mandioca que estava de molho, essa é a chamada farinha d`água.

O outro processo é bem mais simples no caso, a farinha seca é apenas lavada e não se separa nenhuma parte para deixar de molho.

De qualquer forma essas duas maneiras de preparação, que é o de trituração. A trituração ou sevagem é feito em uma máquina artesanal que em algumas regiões é intitulada como "CATITU" ou "TARISCA"  que funcionam com eletricidade ou correntes de água.
Esse processo de raspagem ou trituração da mandioca é chamado de sevagem. Depois de sevar a mandioca, ela é colocada em sacas depois as sacas são fechadas e levada à prensa, a prensa é responsável pela secagem e retirada de um líquido chamado tucupí e de uma massa chamada goma que são usados para outros alimentos, 

Agora a massa ja esta quase seca. Então a mandioca que agora é uma massa será peneirada, a peneiração é feita na "Gamela" , a gamela geralmente dois compartimentos, um para colocar a massa da mandioca e outro para peneirar e colocar a massa peneirada. Depois de peneirar a massa ela  vai para o último processo que é o de torragem, a torragem é feita em um forno à lenha que é feito de barro e uma chapa grande de ferro, o forno é feito de barro porque o barro não aquece muito, isso  facilita o trabalho do torrador que muitas vezes precisa encostar se no forno. Antes de colocar a massa no forno ele precisa está pré aquecido e depois coloca se óleo ou sebo de animal sobre toda a superfície do forno e então é colocada a massa peneirada por porções, a massa deve ser mexida constantemente e ela é mexida com um remo ou duas espécies de mexedores feito de madeira e tem o formato de uma faca bem grande ela é mexida para não grudar.

Quando ja estiver quase torrada ela é peneirada novamente para tirar os "bagos" grandes, esses bagos servem como alimento para patos e galinhas.

Por fim quando a farinha estiver totalmente seca ela esta pronta, então retira se a farinha do forno e está pronta para comer.

A farinha pode ser acompanhada com feijão e arroz, no açaí, peixe frito, peixe cozido e com inúmeros outros pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário